Skip to main content

Trabalhe com mais eficiência e menos dificuldade em 2022 com o SketchUp e o LayOut

SketchUp 2022 hero image

2022 começou muito bem com as novíssimas atualizações no SketchUp Pro e no LayOut. A versão do SketchUp 2022 traz ferramentas de modelagem novas e aperfeiçoadas, uma funcionalidade de busca que irá facilitar seu trabalho, aprimoramentos para economizar tempo no LayOut e muito mais. Essas atualizações te ajudarão a acelerar e simplificar seus fluxos de trabalho para que você possa se concentrar nos seus projetos.

Antes de entrarmos nos detalhes da versão, queremos te apresentar nosso mais novo personagem em escala, Niraj Poudel! Niraj entrou no time do SketchUp em 2014 e é uma figura fundamental em nossa equipe de sucesso do cliente. Ele adora ajudar as pessoas a otimizar seus fluxos de trabalho no SketchUp e é apaixonado por projetos que já começam buscando a sustentabilidade. Niraj gosta de atividades ao ar livre, de tocar violão e de encontrar novas maneiras de colocar um sorriso no rosto de sua filha em seu tempo livre. Saiba mais sobre o nosso novo personagem em escala.

Scale Figure - Niraj

Agora que conhecemos o Niraj, vamos explorar a versão 2022 do SketchUp.

SketchUp Pro (desktop)

Hero image SketchUp 2022

Buscar no SketchUp

Introduzido pela primeira vez no SketchUp para Web, o Buscar no SketchUp agora é um recurso do SketchUp Pro que permite encontrar e ativar rapidamente os comandos nativos e as extensões instaladas. Em vez de perder um tempo valioso tentando encontrar ou lembrar de alguma ferramenta no SketchUp, basta digitar o nome dela ou uma palavra relacionada ao que ela faz, por exemplo “elevação”, “booleano” ou “chanfro” para encontrá-la rapidamente.

Se você está começando no SketchUp, este recurso te ajudará a entender a interface  e os conjuntos de ferramentas, permitindo que passe seu tempo focado no projeto, e não tentando encontrar funcionalidades. Pesquise por nome ou pela ação que você quer realizar com a ferramenta para ver os resultados mais relevantes.

Se você já é mais experiente no SketchUp, este recurso te ajudará a reduzir a quantidade de barras de ferramentas na tela, ganhando mais espaço para seu projeto. Por exemplo, em vez de exibir todos os sete ícones da barra de ferramentas do Joint Push/Pull, agora você pode procurar por "Joint Push/Pull" e todos os comandos associados a esta extensão serão exibidos.

A melhor maneira de incorporar o Buscar no SketchUp em seu fluxo de trabalho é personalizando o atalho para que fique fácil encontrar o comando (atalho padrão: Shift+S).

O Buscar no SketchUp está traduzido para todos os idiomas oferecidos oficialmente.

Ferramentas de modelagem novas e aperfeiçoadas

Em 2022 estamos agilizando, simplificando e aperfeiçoando os fluxos de trabalho introduzindo novas ferramentas e promovendo grandes atualizações nas antigas. Os detalhes estão disponíveis em nossas notas de versão, mas veja aqui alguns destaques:

Seleção com laço

A ferramenta de seleção com laço permite desenhar limites de seleção personalizados sem reorientar a câmera. Você pode criar também várias seleções específicas com uma operação de clicar e arrastar e selecionar entidades com muito mais rapidez.

O Laço vem também com um novo atalho padrão: Shift + barra de espaço.

Cópia com a ferramenta estampar

Sendo um novo estado modificador da ferramenta Mover (introduzida na versão 2021.1.2), o Estampar permite fazer várias cópias de uma entidade “estampando” cada uma delas com um só clique, onde você desejar. Esta ferramenta é útil para replicar objetos de forma natural em uma determinada área, sem distâncias definidas. Por exemplo, você pode espalhar rapidamente diversos personagens em escala ou itens de vegetação em um projeto paisagístico, livremente. É útil também para fazer várias cópias ao longo de um eixo em intervalos irregulares.

Ferramenta Etiqueta

Simplifique a organização do modelo usando a Etiqueta, uma nova ferramenta que permite clicar em entidades ou entidades pré-selecionadas para aplicar etiquetas facilmente. Com a ferramenta Etiqueta, você pode agilizar a organização do modelo etiquetando objetos diretamente na janela do projeto, apagar rapidamente as etiquetas indesejadas e aumentar a precisão dos relatórios ao modificar em massa a etiqueta de componentes. 

Desenho à mão livre

Fizemos uma grande atualização na ferramenta Desenho à mão livre. Agora com curvas mais suaves, você poderá desenhar linhas organicamente e realizar extrusões do tipo Siga-me com variação mais natural.

Como o resultado do Desenho à mão livre é mais suave, a ferramenta cria mais segmentos. Logo após desenhar uma curva, você pode reduzir a segmentação da curva de forma incremental, se desejar. O SketchUp oferece retorno visual a cada incremento. Junto ao Desenho à mão livre você poderá bloquear o movimento em um eixo para especificar um plano de desenho, e agora é possível desenhar em faces adjacentes que estejam em planos diferentes.

Bloqueio de inferência na tangente

Com as novas opções de inferência nas tangentes para as ferramentas de Arco de 2 e 3 pontos, agora você pode especificar e bloquear rapidamente a tangência do arco a partir de uma borda ou arco existente. Além de trazer maior previsibilidade ao resultado, esta ferramenta permitirá que você crie faces curvas em menos tempo.

Pesquisa de Cenas

Se você costuma trabalhar com visualização ou documentação de construção, provavelmente cria muitas cenas diferentes para comunicar os detalhes do projeto. Isso traz a necessidade de examinar visualmente longas listas de cenas com nomes codificados para encontrar aquela que está buscando. Agora, com a Pesquisa de cenas, um novo filtro de pesquisa que fica na barra de Cenas, você poderá encontrar e ir rapidamente para a cena desejada.

Mais modificações nas ferramentas de modelagem

Focamos em trazer consistência a como a modelagem funciona para cada uma das ferramentas, especificamente nas nossas dez principais ferramentas. Há algumas mudanças perceptíveis no comportamento da fita métrica, do classificador, do posicionamento de textura e também nas dicas sobre inferências de direção nesta versão. Leia mais sobre essas mudanças em nossas notas de versão.

LayOut

Com atualizações no Texto Automático e o recurso Procurar e substituir, o LayOut te ajudará a trabalhar com muito mais rapidez e eficiência.

Etiquetas de Texto Automático baseadas nas viewports

Além das atuais etiquetas que trazem os atributos das entidades ou componentes das viewports do SketchUp para o LayOut, estamos introduzindo novas etiquetas de Texto Automático que podem ser selecionadas no menu de Texto Automático na criação de rótulos ou templates de rótulos.

Você pode ter todos esses rótulos em Álbuns ou utilizar a ferramenta Rótulo. Isso significa que você pode arrastar os rótulos de Texto Automático de um Álbum, pressionar enter e arrastar a seta da guia de um rótulo até a entidade desejada, e então o valor associado a essa viewport será exibido automaticamente.

Estas etiquetas incluem a entrada de parâmetros como <NomeDaCena>, <DescriçãoDaCena>, <Ratio> e <Coordenadas()>.

Com os novos e aperfeiçoados rótulos de Texto Automático baseados em viewports, você poderá  trazer mais das informações incorporadas nos modelos do SketchUp enquanto compõe documentos, tornando seus templates mais avançados e eficientes. Por exemplo, você pode obter o nome ou a descrição de uma cena usando uma etiqueta de Texto Automático para preencher automaticamente o título de um desenho. Depois, use uma etiqueta <Ratio> para exibir a escala da viewport atual. Se a escala da viewport do modelo mudar, a legenda da escala será atualizada automaticamente.

Saiba como usar este recurso com a documentação da nossa central de ajuda.

Texto Automático para gerenciamento de página

Criar e manter manualmente um sumário pode ser uma tarefa demorada e sujeita a erros, mas não será mais assim com os novos aperfeiçoamentos no gerenciamento dos blocos de títulos.

<NúmerodePáginas>

Complementando a nossa etiqueta <NúmerodaPágina> já existente, a <NúmerodePáginas> exibe o número de páginas em uma faixa definida por você. Com o <NúmerodePáginas>, os usuários podem especificar a página inicial (onde uma parte específica do documento começa), o estilo de caractere e a página final. Este recurso é útil para o desenvolvimento de um índice ou sumário no início do documento do LayOut.

<NomedaPágina()>

Com a etiqueta <NomedaPágina>, você pode referenciar o nome de uma página que não é a atual. Por exemplo, se quiser exibir o nome de uma página na terceira posição do seu documento, insira <NomedaPágina(3)>. O nome da página é atualizado de forma dinâmica quando as páginas são adicionadas, excluídas ou reordenadas, economizando tempo no desenvolvimento e finalização do sumário.

Sequência de Texto Automático

Um pedido que já é feito para nós há certo tempo, a Sequência de Texto Automático é uma nova etiqueta de Texto Automático que é incrementada automaticamente quando duplicada. Essas etiquetas são usadas para agilizar a anotação em desenhos e imagens, criar títulos de desenhos numerados, legendas e muitas outras aplicações que anteriormente exigiriam a edição de texto entre as cópias. Assim como o Texto Automático do <NúmerodaPágina>, você pode duplicar e reajustar a etiqueta de Sequência quantas vezes quiser.

Se você excluir uma etiqueta de Sequência, poderá renumerar suas caixas de texto automaticamente em todo o documento de maneira rápida e simples com um único comando: Renumerar Sequência.

Para te guiar na utilização de todos os novos recursos de Texto Automático no LayOut, adicionamos duas novas páginas a cada um dos scrapbooks de blocos de títulos do LayOut.

Procurar e Substituir texto

Existem várias maneiras de criar e copiar texto rapidamente entre várias páginas nos documentos do LayOut, mas modificar o texto em todo o documento sempre foi difícil. Era necessário inspecionar todas as páginas e caixas de texto do documento. Por isso você vai adorar o recurso Procurar e Substituir no LayOut! Com o Procurar e Substituir, as alterações no texto em uma seleção, página ou documento acontecem com muito mais rapidez. Além de te ajudar a acelerar o processo de garantia de qualidade na documentação final, com essa funcionalidade você pode atualizar os títulos de desenhos, números de página, materiais de construção especificados e corrigir erros de digitação com mais eficiência.

Assim como em outras aplicações, o recurso Procurar e Substituir pode ser ativado com o atalho Ctrl/Command + F e no menu Texto no LayOut.

Seleção de Zoom

Elimine o atraso nas operações de zoom com o novo comando Seleção de Zoom adotado do SketchUp para o LayOut. Conforme as páginas do LayOut ganham mais detalhes e complexidade, pode ficar difícil navegar por elas com o zoom por rolagem convencional. Agora, com a Seleção de Zoom, é possível chegar ao nível de zoom desejado até uma determinada seleção no LayOut, reduzindo a probabilidade de demoras indesejadas no aumento ou redução do zoom.

Melhorias de desempenho e qualidade

Suporte M1 nativo para SketchUp no Mac

Agora, estamos oferecendo um instalador universal que permite executar o SketchUp Pro em dispositivos Mac com a plataforma de hardware M1 (introduzida no final de 2020).

O instalador da versão 2022 é compatível também com a instalação e operação do SketchUp em dispositivos Mac que tenham processadores Intel. Com isso, os usuários da Apple não precisam determinar qual chipset habilita o Mac para instalação do SketchUp Pro.

API Entities Builder

Gere grandes quantidades de geometrias com mais rapidez usando a API Ruby com a nova interface da API Entities Builder. Para os usuários que geram grandes quantidades de geometrias, o processo será muito mais rápido. 

Com o atual código de importador .obj na imagem acima, a torre com 22.000 faces é importada em 389 segundos, ou cerca de seis minutos e meio. Com a nova interface da API Entities Builder, a mesma torre é importada em menos de nove segundos.

Outras melhorias visíveis de qualidade podem ser vistar no desempenho na explosão, corte da câmera e planos de seção.

Sua opinião nos ajuda a aperfeiçoar o SketchUp para que o nosso pacote de produtos continue sendo parte vital do seu fluxo de trabalho de projeto. Continue nos enviando seus comentários e compartilhe seu trabalho conosco nas redes sociais.

Se quiser saber mais sobre os detalhes da versão 2022 confira todas as nossas notas de lançamento. Como sempre, agradecemos por escolher o SketchUp. Se tiver alguma dúvida ou quiser fazer algum comentário, visite nossos fóruns.

Saiba mais:

Conheça todas as atualizações de 2022 nos novos vídeos do Skill Builder

Assine o SketchUp

Comece a usar com 30 dias de avaliação gratuita