Skip to main content

SketchUp 2021: Bases renovadas

O ano de 2020 tem sido como nenhum outro. Uma pandemia global surgiu e se espalhou, “congelando” nossas vidas e forçando-nos a ficar em casa. Assim como muitas outras pessoas no mundo, usamos esse período para lidar com tarefas que há anos adiávamos e tudo isso nos fez entender a importância de preparar uma base planejada para um projeto complicado. Este ano nos deu a perspectiva e a oportunidade de tornar o SketchUp ainda melhor para ajudar você a iniciar os projetos com uma base sólida.

Não só aproveitamos o tempo para avaliar como abordamos os projetos, mas também demos grande importância aos “porquês” das nossas decisões. É vital para nós estarmos sempre cientes de como nossas decisões hoje serão refletidas no futuro, na linha central e para além dela. Não só nos esforçamos para desenvolver o melhor produto para um fluxo de trabalho robusto, mas também desejamos celebrar tudo o que é gerado a partir do SketchUp, desde projetos a eventos de construção de comunidade e o ótimo trabalho realizado pelos nossos funcionários

É por isso que temos o orgulho de apresentar uma nigeriana, mãe de gêmeos, treinada em arquitetura para representar nosso produto de 2021: Sumele Aruofor. Ela é a nossa gerente de marketing empresarial estratégico e sabe tudo sobre a importância de iniciar um projeto complicado sobre uma base sólida. Seja para criar uma campanha de marketing complexa, projetar uma estrutura com graça e leveza ou criar dois belos garotos no caos que está sendo 2020, ela (sempre sorrindo) é a base de que os projetos precisam para ter sucesso no SketchUp. Cumprimentem Sumele quando chegarem no eixo principal e informem-se um pouco mais sobre ela no nosso blog.

New SketchUp Scale Figure

Além de algumas mudanças que fizemos no eixo, caso vocês ainda não tenham notado, temos também o prazer de apresentar um novíssimo logotipo. Após oito anos de crescimento e evolução, dedicamos muito estudo à nova marca. Queríamos algo simples, mas avançado, que representasse as bases da nossa marca. A mudança para o azul nos liga à família maior do Trimble e a simplicidade do cubo é concebida por meio de ferramentas avançadas dentro do SketchUp. É isso, finalmente você pode modelar o nosso logotipo no SketchUp. Venha conhecer nossos novos logotipos!

Falando desse novo visual, este ano estamos ainda mais empolgados com a nova aparência do nosso conjunto de produtos.

Com mais de 150 mil assinantes do SketchUp modelando sobre os eixos, continuamos mais comprometidos do que nunca com a entrega das ferramentas 3D de alta qualidade, robustas e econômicas de que você precisa para continuar prosperando e inovando. O SketchUP 2021 traz para você uma forma inédita e com recursos climáticos para iniciar projetos, modelar organizações aprimoradas e objetos inteligentes e configuráveis, permitindo uma modelagem ágil.

Criamos recursos que solidificam as bases dos projetos de AEC mais complicados. Vamos conhecer o SketchUp 2021.

Apresentamos o PreDesign: uma nova forma de iniciar o SketchUp

Sabemos que, como profissionais de AEC, vocês estão sempre buscando uma realidade na qual cada inclusão no ambiente construído funcione em harmonia com o entorno natural. Essa sinergia exige um conhecimento abrangente do contexto do local antes mesmo de desenhar os planos.

Por isso criamos o PreDesign. Nossa nova ferramenta de pesquisa climática para ajudar você a entender melhor o ambiente local que cerca o projeto antes de se aprofundar no projeto em 3D.

“Embora o SketchUp seja uma maneira fantástica de desenvolver ideias em 3D, estamos constantemente explorando novos recursos e enxergamos um enorme valor em facilitar para os nossos usuários a inclusão de pesquisa de projeto nos fluxos de trabalho de pré-projeto”, afirmou Andrew Corney, PE, M.CIBSE, M.ASHRAE, diretor de produtos na Trimble. “Com o PreDesign, apresentamos aos projetistas as informações de que precisam para adotarem uma abordagem verdadeiramente holística para criar estratégias de projeto adequadas e comunicar valor aos clientes”.

Ao extrair dados climáticos específicos do local, o PreDesign liga os pontos entre o clima e o tipo de edifício, sugerindo respostas arquitetônicas apropriadas. Os diagramas intuitivos de percurso do sol revelam as áreas do local que precisam ser protegidas contra o aquecimento excessivo pela luz solar. 

PreDesign Sun Path Diagram

E não somente sinaliza os problemas, o PreDesign sugere estratégias eficazes para instalação de vidros, sombreamento e iluminação superior para todas as faces do edifício. Vai direto ao ponto, do início ao fim.

PreDesign Shading and Glazing

“O PreDesign apresenta as informações úteis de que precisamos para posicionar nossos projetos para alcançar resultados de projetos melhores desde o início”, afirmou Adam Osterhoff, arquiteto-chefe na Heartwood Studio. “Seus resultados visuais cativantes e os pontos de discussão inteligentes também nos ajudam a comunicar com clareza o valor das nossas propostas aos clientes”.

PreDesign Top Lighting

O PreDesign está aqui para inspirar e aprimorar sua narrativa de projeto com observações climáticas significativas, ao mesmo tempo aliviando algumas das tarefas pesadas do seu fluxo de trabalho para assegurar que você inicie cada projeto na direção certa ou pelo menos com a orientação certa. Tendo tudo correto desde o início, evita-se a perda de tempo precioso com projetos e recursos, além de evitar retrabalhos dispendiosos. A previsão do tempo é “ensolarado” com o PreDesign, veja com seus próprios olhos.

Assim que tiver resolvido todos os detalhes do local e projetado um modelo arquitetonicamente preciso, a próxima etapa natural será trazer dados do local real para o modelo com o recurso Add Location. Com qualidade superior e imagens aéreas de alta resolução para o posicionamento preciso do local, agora é possível inserir dados contextuais do local, elevando o nível do produto final. Trabalhar com o Nearmap assegura que você projete com informações com o máximo de precisão, deixando-o pronto para um projeto bem-sucedido.

Melhore o gerenciamento de etiquetas no SketchUp

Tag Visibility

Sabemos que gerenciar longas listas de etiquetas e cenas pode ser complicado, particularmente com modelos complexos que você está preparando para a documentação em 2D no LayOut. Para aliviar esse fardo, o Tag Folders (no SketchUp e no LayOut) permite que você organize as etiquetas para acessá-las mais rapidamente e ter controle de visibilidade em massa. Não importa se você usa etiquetas para configurar modelos para cenários de projetos, documentação, relatórios ou visualização, acreditamos que você achará muito mais fácil localizar e trabalhar com as etiquetas quando começar a agrupá-las em pastas. Além disso, você pode controlar a visibilidade de todas as etiquetas em uma pasta de uma só vez e também selecionar várias etiquetas ou pastas de uma vez para ativar ou desativar partes enormes do modelo.

Tag Sorting

Não paramos por aqui. Finalmente é possível filtrar etiquetas no SketchUp! Uma solicitação de recurso há muito tempo solicitada, temos o prazer de anunciar que agora é possível concentrar-se rapidamente em uma etiqueta específica enquanto gerencia a visibilidade de cena ou estiliza linhas. E se as etiquetas estiverem organizadas seguindo uma convenção de nomes, você poderá filtrar rapidamente pelos prefixos para selecionar etiquetas semelhantes e reuni-las em uma pasta.

Tag Filtering

No início do ano, apresentamos uma série de recursos que também se concentravam no aumento do controle sobre a visibilidade das cenas. Com o painel Cenas, habilitamos a capacidade de selecionar e salvar objetos ocultos cena a cena. Graças a essa atualização, você pode salvar o estado de (in)visibilidade de objetos ocultos e planos de seções, proporcionando maior controle sobre a visibilidade dos modelos por cena. Além de tudo isso, tornamos os objetos ocultos editáveis, para que você possa realizar edições precisas com facilidade. Isso é que é ter controle sobre as cenas.

Para assegurar que o fluxo de trabalho esteja operando com o máximo desempenho, trouxemos também alguns recursos úteis para a tabela com alternância de inferência linear para a ferramenta de linha. A capacidade de alternar as inferências lineares facilita o maior controle sobre o desenho das arestas, para tornar possível o desenho das arestas sem esbarrar em uma inferência. Apresentamos também um comando nativo “Weld Edges” para que permitir a união de arestas e arcos em uma única polilinha, sem a necessidade de instalar extensões.

Por fim, desejamos que você navegue tranquilamente pelo processo de trabalho, com controle e agilidade máximos. O que nos leva ao próximo anúncio empolgante…

Apresentação dos Componentes Dinâmicos no SketchUp

Você sonha em construir modelos robustos e flexíveis o suficiente para reagir a mudanças no projeto? Nós sonhamos! Não há dúvida de que um modelo bem-sucedido é aquele que pode facilmente acomodar iterações e permitir mudanças ágeis. No SketchUp 2021, estamos introduzindo objetos paramétricos capazes de fazer exatamente isso, nós os chamamos de Componentes Dinâmicos.

Programados com lógica de modelagem que controla a geometria, os Componentes Dinâmicos são objetos configuráveis que se redesenham em tempo real. Mas o que isso significa na prática? O uso de Componentes Dinâmicos permite maior expansibilidade do projeto e beneficia uma ampla variedade de casos de uso, incluindo configuração arquitetônica, projeto de interiores, modelagem as-built, planejamento de espaços e iterações rápidas de conceitos ou estética.

Componentes Dinâmicos podem ser encontrados no 3D Warehouse e agora estão disponíveis para download e configuração diretamente no SketchUp.

Após selecionar um Componente Dinâmico, você poderá inseri-lo diretamente no modelo, onde poderá controlar os parâmetros do componente na caixa de diálogo “Configurar Componente Dinâmico”. Quando você ajustar os parâmetros, o Componente Dinâmico se redesenhará para adequar-se às suas necessidades.

Deixe que os Componentes Dinâmicos realizem o trabalho pesado para você: personalize dimensões e tamanhos para uso repetido de objetos; adicione rapidamente conteúdo avançado e faça ajustes em tempo real para produzir projetos mais detalhados em menos tempo; ou percorra rapidamente grandes conjuntos de componentes de uma só vez à medida que os requisitos do projeto mudarem.

Nos bastidores, os Componentes Dinâmicos são orientados por uma nova plataforma de projeto computacional chamada Materia. Daqui em diante, a Materia e os Componentes Dinâmicos abrirão o caminho para inúmeras formas diferentes e novas de se trabalhar no SketchUp e nos produtos da Trimble. Este lançamento é apenas o começo para os Componentes Dinâmicos. Ainda estamos trabalhando ativamente para melhorar o desempenho e a capacidade de uso, além de desenvolver mais objetos para você usar na modelagem.

Uma nova maneira de lançar recursos para trabalhos em andamento

Estamos lançando os Componentes Dinâmicos antecipadamente como parte de um novo programa chamado SketchUp Labs, para que possamos incorporar seus comentários em nossos processos de desenvolvimento. Esperamos que você participe conosco em nossos fóruns nas discussões sobre os rumos futuros dos Componentes Dinâmicos, ou para enviar informações caso enfrente problemas.

Um início sólido para 2021.

Não há dúvidas de que 2020 teve um impacto profundo no mundo e continuaremos a moldar quem somos e o que faremos daqui em diante. É importante aprendermos com essas experiências e continuarmos construindo uma base sólida, tanto dentro quanto fora do eixo, enquanto buscamos o futuro.

Queremos que você sinta o nosso compromisso com a comunidade e que conheça o valor das suas contribuições em tudo o que fazemos. Nosso lançamento para 2021 representa muito nossas origens, assim como nosso futuro. Estamos sempre felizes em proporcionar recursos que complementem seu trabalho e que talvez até o tornem um pouco mais divertido. Então, modele à vontade e não deixe de nos informar o que podemos melhorar para você.

Você é uma pessoa visual como nós? Participe conosco na quarta-feira, 19 de novembro de 2020, em uma demonstração ao vivo das novas ferramentas e dos novos recursos em um webinário especial de lançamento para 2021!

Continue criando, agindo com gentileza e construindo o mundo no qual deseja viver. Baseado em modelos. Desenhando com alegria. Construindo edifícios melhores.