Skip to main content

Pozas Design Group: Projetando o maior edifício da América Latina

Dar vida ao prédio mais alto da América Latina não era o foco original da Pozas Design Group. Com as modificações inteligentes realizadas ao final do projeto, no entanto, a empresa aumentou a altura final da edificação para fazer história. Agora completa, a Torre Obispado em Monterrey (México) quebrou recordes, e é a primeira de duas estruturas emblemáticas projetadas pela empresa de arquitetura. Impulsionados pela criatividade contínua, os arquitetos compartilharam conosco seu fluxo de projeto e a tecnologia utilizada para criar e adaptar seus modelos 3D.

 A visão para um projeto emblemático

Localizada na cidade industrial de Monterrey, a Pozas Design Group é especializada em projetos residenciais e comerciais. O grupo combinou um estilo de design mexicano a valores de serviço e conexão humana para criar as torres Obispado e Rise - as estruturas mais notáveis que eles já arriscaram criar. A expectativa para estes arranha-céus é de que eles ajudarão a expandir o reconhecimento da arquitetura mexicana no mundo.

A torre Obispado foi projetada para ser emblemática desde o primeiro dia. O cliente desejava um edifício multifuncional para servir às necessidades de seus usuários e que, ao mesmo tempo, fosse harmonioso com as montanhas próximas e a linha do horizonte na cidade. Desde o início do projeto, um time multidisciplinar da Pozas facilitou discussões com os principais agentes decisórios e os gerentes da construção, incorporando ao mesmo tempo a visão do cliente e a construtibilidade dentro do projeto. O processo fluiu tranquilamente, avançando do conceito à documentação final em 12 meses.

O desafio vertical

Depois que o projeto já estava bem encaminhado, alguém perguntou: “Este será o edifício mais alto da América Latina?”. 

O time percebeu então que o edifício precisaria ter somente 10 metros de altura a mais para fazer história para Monterrey e para o México. À primeira vista, as adições pareceram simples - e realmente, poderiam ter sido mais simples, se o projeto já não estivesse em uma fase tão adiantada. Foi desafiador modificar o design e a fachada planejada num estágio já tão maduro do planejamento, ao mesmo tempo mantendo o intuito original. O projeto já enfrentava desafios estruturais e desafios com o vento antes mesmo das modificações, com quatro pavimentos a menos que a obra final.

Modelo 3D das duas torres, feito no SketchUp.

Um fluxo de trabalho fluido e adaptável

A Pozas Design Group atribui o sucesso da entrega do edifício Obispado - do conceito original que ganhou a confiança de seu cliente até a concretização da altura monumental - à sua criatividade obstinada e ao software de design de arquitetura que permitiu expressá-la.

O projeto foi concebido quando um cliente de longa data convidou a Pozas Design Group a desenvolver um projeto conceitual preliminar para duas torres na região central de Monterrey. Os designers passaram uma semana desenvolvendo modelos preliminares no SketchUp para conquistar a confiança do cliente. Ao final, ganharam o projeto, devido à sua capacidade de escuta empática das necessidades do cliente e habilidade em realizar iterações em 3D de forma rápida. A proposta final apresentada foi aprovada com modificações mínimas.

Após conquistar a confiança do cliente, o time continuou desenvolvendo o modelo conceitual no SketchUp. Eles utilizaram ferramentas CAD e software estrutural específico para simular o vento analisando as cargas estruturais internas e na fachada. O modelo detalhado foi então exportado para gerar documentação 2D para construção. Todas as alterações subsequentes no projeto foram modeladas no SketchUp, incluindo as iterações finais para torná-lo a torre mais alta da América Latina.

Visualização renderizada das torres da Pozas Design Group.

Escolhendo o software de modelagem 3D certo

Softwares de modelagem podem favorecer ou prejudicar seu processo criativo. Alguns softwares têm fluxos mais rígidos, com muitas restrições que dificultam o processo de dar vida às formas que seu projeto precisa. A Pozas Design Group utiliza o SketchUp porque o software permite um fluxo rápido do pensamento criativo à criação, sem que a equipe perca tempo com configurações complicadas e rigidez de design.

O SketchUp traz fluidez e dinamicidade ao modelo, com ferramentas como os Live Components, que utilizam equações matemáticas e configurações paramétricas permitindo aos designers imaginar novas possibilidades e acelerar seus processos; e o Scan Essentials, que traz dados as-is do campo para o modelo ao importar diretamente no SketchUp as nuvens de pontos capturadas por equipamentos de laser scan, dando aos arquitetos a compreensão dos desafios do campo que devem ser considerados no projeto.

Modelo 3D da torre, feito no SketchUp.

Para a Pozas Design Group, qualquer coisa que bloqueie o processo criativo é imediatamente deixada de lado. Eles buscam incansavelmente pelas melhores formas de construir projetos, o que inclui escolher um software 3D que deixe sua imaginação fluir livremente.

Inovação contínua em projetos

Após ser concluída, a torre Obispado em Monterrey exibe seus 304 metros de altura, com 71 pavimentos, 176 quartos de hotel, 42 escritórios e um centro comercial, tudo isso atingindo a certificação LEED Gold de sustentabilidade.

Com 92 pavimentos, a segunda torre da Pozas Design Group será a nova edificação mais alta da América Latina. Posicionada ao lado da torre Obispado e com finalização esperada para 2022, o edifício Rise terá mais de 250 apartamentos, 180 quartos de hotel, e de 50 a 60 mil metros quadrados em escritórios.

Impulsionados pela inovação constante, a equipe aproveita as lições aprendidas na construção da torre Obispado para a criação do Rise. Agora, eles olham de forma diferente para a evolução dos modelos no SketchUp desde a concepção até o desenvolvimento. Para o Rize, a Pozas Design Group criará componentes (não mais grupos) para os montantes da fachada, de forma que será fácil implementar mudanças nas futuras iterações. O modelo também será separado em blocos (fachada, interior, renderização etc.), e cada um deles terá um(a) arquiteto(a) responsável. Com um fluxo de projeto melhorado e conectado, espera-se que o planejamento da torre Rise seja ainda mais fluido e tranquilo do que o da anterior. Afinal, a Pozas Design Group está projetando o próximo edifício mais alto da América Latina (de novo) - do começo.

Bernardo Pozas, fundador da Pozas Design Group.

Sobre a Pozas Design Group

A Pozas Design Group é uma empresa multidisciplinar de arquitetura e design localizada em Monterrey, México, fundada em 2000 pelo arquiteto Bernardo Pozas. Ao grupo, pertencem a Bernardo Pozas Diseño Residencial, especializada em design residencial de alto padrão; a Pozas Arquitectos, empresa de arquitetura focada no desenvolvimento de projetos verticais e de uso misto; a PCG Design, escritório especializado em design de interiores e móveis; e a The New Home Project, desenvolvedora de projetos imobiliários residenciais.

O grupo vive para criar uma arquitetura e design atemporais: com identidade, singularidade e personalidade. A inovação constante nutre sua criatividade, oferecendo uma visão única que reflete os valores dos clientes e alcança uma conexão harmoniosa entre o espaço e o usuário. A inovação em tecnologia está no centro de sua criatividade e de seu serviço para os clientes. A Pozas Design Group investe em tecnologias 3D para construir projetos melhores e expressar ideias de design. Siga @pozas_arquitectos no Instagram.