Skip to main content

Novas atualizações do SketchUp 2021

Após nosso lançamento de 2021 em novembro e um lançamento do Studio em abril, temos o prazer de anunciar mais algumas atualizações no SketchUp. Com esse lançamento, nosso objetivo é melhorar a uniformidade do funcionamento da ferramenta, aumentar a eficiência do fluxo de trabalho e aproveitar a possibilidade de aprendizado do SketchUp. Continue lendo para ver mais informações.

Alterações nos modificadores de modelagem do SketchUp 

No SketchUp 2021.1, mudamos a maneira com que dez ferramentas essenciais funcionam em estados modificadores. Por exemplo, a ferramenta Mover do SketchUp pode também funcionar como a ferramenta Copiar. E com um modificador as ações de Empurrar/Puxar podem criar novas faces na extrusão. Você pode ler tudo sobre as alterações específicas de cada ferramenta nas notas de versão, mas aqui estão os destaques:

Alternâncias de modificadores

A alteração mais evidente é que há mais modificadores de ferramentas com o comportamento de alternâncias que podem ser ativadas e desativadas com o pressionar de uma tecla. Isso significa menos interações de modificadores do tipo pressionar e segurar para ferramentas e resultados de modelagem mais previsíveis.

Em qualquer ferramenta, é possível identificar quais modificadores estão disponíveis na Barra de status (na parte inferior da tela) e confirmar o estado modificado atual da ferramenta examinando o cursor ou o comportamento de modelagem na tela. Com mais modificadores com o comportamento de alternâncias, acreditamos que seja mais fácil alterar o estado da ferramenta antes de concluir uma determinada operação. 

Modificadores persistentes

Agora mantemos os estados das ferramentas modificadoras em diversas operações. Isso significa que é possível fazer várias cópias de objetos com Mover ou ocultar bordas com Apagar em alterações de exibição coma ferramenta Orbitar.

Como utilizar a ferramenta Mover.

Como ocultar bordas com a ferramenta Apagar.

Para sair de um estado modificador, pressione a tecla modificadora novamente ou altere as ferramentas.

Inferências de travamento prévio

Como você já deve saber, várias ferramentas do SketchUp possibilitam o “travamento prévio” de uma direção de inferência ou plano de desenho. Nesta versão, começamos a aplicar esse padrão a outras ferramentas. Agora é possível fazer um travamento prévio de uma direção de inferência antes de clicar com as ferramentas Linha, Fita métrica e Mover.

Atualizações de Empurrar/Puxar

No SketchUp 2021.1, provavelmente você notará algumas diferenças no Empurrar/Puxar. Além de tornar o modificador Empurrar/Puxar Cópia uma alternância persistente, formalizamos também o modificador oculto da função Empurrar/Puxar, Esticar.

Esticar é um estado modificador presente no SketchUp há anos, mas que jamais foi referenciado na Barra de status ou no cursor Empurrar/Puxar. “Esticar” uma face é o equivalente aproximado de mover uma face perpendicularmente a seu plano de desenho e especialmente útil nos primeiros estágios do desenvolvimento da forma. 

Além das melhorias em Empurrar/Puxar observadas acima, fizemos também uma alteração na orientação de face frontal ao modelar no SketchUp. Agora o SketchUp sempre orientará faces recém-desenhadas com o lado frontal voltado para cima ao desenhar no plano do piso, e com a face frontal “voltada” para a câmera nos demais casos. Por exemplo, se uma face for desenhada sobre o topo de uma face existente, a nova face ainda herdará a direção da face sobre a qual for desenhada. As operações de Empurrar/Puxar e Siga-me comportam-se de forma mais previsível com essas alterações, resultando em faces orientadas corretamente.

Assista ao nosso Construtor de habilidades para ver exatamente como esses comportamentos de atualização e modelagem de ferramentas afetarão seu fluxo de trabalho.

Melhoria no desempenho em grandes extensões de malha

Algumas extensões do SketchUp são projetadas para criar ou manipular grandes quantidades de geometria. Claro, quanto mais malha uma extensão acrescentar ao SketchUp, mais demorada será a geração. Temos o prazer de anunciar uma melhoria no nível de eficiência da geração de grandes malhas pela API do SketchUp. A melhoria torna-se mais evidente em malhas contendo mais de 20 mil polígonos. Se estiver disposto a explorar a nova API, consulte extensões como Artisan, SubD, Bezier Surface e Skimp.

Atualizações no menu Extensões

Prosseguindo, o cabeçalho do menu Extensões estará sempre visível, independentemente de as extensões estarem instaladas ou não. Realocamos também as ferramentas de gerenciamento de extensões e do desenvolvedor para este menu.

Não estamos forçando os desenvolvedores a colocar comandos de extensão no menu Extensão, mas trata-se de uma prática recomendada. Falando de práticas recomendadas, recentemente publicamos nossas Diretrizes para extensões UX. Queremos ajudar os desenvolvedores a fazer extensões que funcionem de forma previsível no SketchUp.

Conversão de unidades de componentes dinâmicos

Os Componentes dinâmicos continuam evoluindo no SketchUp Labs para ficarem mais úteis. Especificamente, os parâmetros de componente dinâmico exibem agora o mesmo formato de unidade que você está usando em seu modelo do SketchUp. Portanto, quando estiver alinhando uma medida com a ferramenta de Fita métrica, será muito mais rápido digitar essa medida em um parâmetro de Componente dinâmico.

O 2021.1 traz também uma melhoria no tempo de desenho na edição do Componente dinâmico.

Se você ainda não explorou os Componentes dinâmicos, conheça todos eles no 3D Warehouse.

Classificação e exportação de IFC 4

Além da compatibilidade com o esquema IFC 2x3 e o formato do arquivo, o SketchUp Pro conta agora com um conjunto de classificação do IFC 4 e a capacidade de exportar arquivos IFC 4.

Saiba mais sobre como usar tipos de IFC com a ferramenta Classificadora do SketchUp.

Melhorias no LayOut

Na 2021.1, introduzimos uma maneira mais rápida de definir a escala de uma viewport. Agora é possível digitar a escala desejada na guia Câmera do painel de modelo do SketchUp. Essa nova função digitar para inserir analisará várias entradas de forma organizada: 1:50, 1” = 50”, 1/50, .02, 2% ou mesmo 6” = 25’ rapidamente aplicará uma escala de 1:50 a uma viewport.

Além disso, em janeiro lançamos uma atualização que trouxe uma melhoria no desempenho da capacidade de o LayOut fazer inferências a viewports do SketchUp.

 

Como você vê, estamos evoluindo ativamente o SketchUp para oferecer uma melhor experiência de modelagem 3D. Sua opinião é importante para nós. Conte-nos para nós como essas atualizações afetaram sua modelagem nos fóruns.

Para ver todas as nossas atualizações, inclusive as correções de bugs, consulte as notas de versão completas.