Skip to main content

Construção sustentável na América Latina: madeira reflorestada e a evolução contínua da Crosslam

Suzano, Brasil
 
José Alberto trouxe a Madeira Lamelada Cruzada (CLT - Cross Laminated Timber) para o Brasil, criando um fluxo de trabalho digital e um modelo de negócio sustentável que está revolucionando a indústria da construção no país.  
imagens do Clube em Itupeva
imagens do Clube em Itupeva
imagens do Clube em Itupeva
Clube em Itupeva, SP. Fotos por: Maíra Acayaba, 2021.  Arraste para o lado para ver mais imagens.
 
José Alberto é Engenheiro Mecânico de formação e tem uma longa história com madeira reflorestada. Vindo de uma família com quase um século de experiência em moldagem de madeira, mesmo quando adolescente, ele se perguntava como o negócio da família poderia evoluir para trabalhar com madeira reflorestada.
 

No início da carreira, ele trabalhou fora do negócio da família, mas voltou por uma oportunidade para liderar a divisão pela qual sempre foi mais apaixonado: madeira maciça (mass timber). Com séria dedicação e muito aprendizado ao longo do caminho, Alberto foi o primeiro a usar a tecnologia de Madeira Lamelada Colada (GLT) no Brasil para fabricar vigas H20 de madeira engenheirada (H20 engineered wood beams). Alguns anos depois, ele fundou sua empresa, Crosslam, e trouxe a Madeira Lamelada Cruzada (CLT) para a América Latina, sendo mais uma vez pioneiro com uma nova tecnologia de construção em um novo território, e focando em um nicho da construção sustentável ao usar madeira reflorestada.

imagem mostrando estoque de painéis CLT em um galpão construído pela Crosslam usando vigas CLT

Estoque de painéis de CLT em galpão construído com vigas de MLC pela Crosslam.

Território desconhecido

Empreender raramente é fácil. Com frequência, pessoas empreendedoras são confrontadas com decisões que precisam tomar sozinhas, indo em direção a resultados imprevisíveis. Esperam que seus planos levem ao sucesso, mas não há garantias. Com um sorriso no rosto, Alberto compartilha dois pontos de virada importantes de sua experiência empreendedora: trazer o CLT para o Brasil e adotar o SketchUp como plataforma de tecnologia principal da Crosslam.

imagem mostrando máquina CNC produzindo uma placa CLT com base em um modelo SketchUp

Máquina CNC produzindo peça CLT com base em um modelo SketchUp 

Essas duas decisões foram tomadas com a chegada dos primeiros clientes da Crosslam em 2012. Dado seu histórico na Engenharia e aptidão com softwares, fazia sentido que Alberto incorporasse o que havia de mais atual em tecnologia no design e fabricação das peças de madeira. Na busca contínua por tecnologia que atendesse suas necessidades, ele foi apresentado ao SketchUp por seu primeiro cliente. Não demorou muito para perceber que o SketchUp era fácil de trabalhar e suficientemente poderoso para comunicar ideias complexas. Alberto adotou o SketchUp como a principal plataforma de comunicação e design da empresa, e aos poucos estabeleceu todos os processos de fabricação da empresa utilizando as capacidades do programa.

Inovação através do DFMA 

Conforme a empresa crescia, Alberto conheceu Gabriela Lotufo, uma jovem arquiteta que concluia sua pesquisa de graduação focada em CLT. Gabriela ficou estusiasmada com a ideia de desenvolver uma estratégia totalmente digital para projetar com CLT usando o SketchUp. Sua motivação deu origem ao departamento de projetos da empresa, uma equipe focada em desenvolver práticas para otimizar a fabricação de CLT, mantendo o Design para Fabricação e Montagem (DFMA - Design for Manufacture and Assembly) sempre em mente.

imagem mostrando o modelo SketchUp da Crosslam de uma casa construída com CLT no litoral do Brasil

Modelo SketchUp de um projeto de residência em CLT da Crosslam

O DFMA (Design para Fabricação e Montagem) combina duas metodologias: design para fabricação e design para montagem, que têm como objetivo desenvolver processos e projetar modelos de forma eficiente, facilitando a fabricação e montagem dos componentes do produto, respectivamente. A Crosslam atua em todo o ciclo da construção: do design no escritório à fabricação das peças, em fábrica própria, e montagem no canteiro de obras. A menor diferença entre o design e a produção pode causar grandes dores de cabeça na fase de montagem no canteiro de obras, incluindo atrasos no projeto e perdas financeiras. Assim, o DFMA tem sido fundamental para otimizar a cadeia de suprimentos da construção, identificando, quantificando e eliminando desperdício e ineficiência nos processos de design, fabricação e montagem.

imagem mostrando integração de projeto e construção usando o SketchUp
imagem mostrando integração de projeto e construção usando o SketchUp

Integração entre o projeto e a construção utilizando o SketchUp - montagem de uma residência em CLT em um canteiro de obras quase sem papel. Arraste para o lado para ver mais imagens.

Uma empresa conectada 

Alcançar esse nível de otimização e eficiência real não foi fácil. Assim como acontece com a implementação de toda nova metodologia, havia dúvidas se seria possível alcançar os resultados que a Crosslam envisionava e se o SketchUp seria a ferramenta certa para direcionar o design digital, fabricação e montagem. Quaisquer dúvidas que Alberto tinha foram dissipadas quando descobriu o caso da Volkerwessels. Ele pensou: "se a Volkerwessels usa o SketchUp e outras tecnologias Trimble, por que não a Crosslam?"

Alberto encontrou a evidência de que precisava e continuou evoluindo seu modo de trabalhar. Com a adição do Trimble Connect, a tecnologia que conecta toda a empresa desde o design até a fabricação e montagem, Alberto impulsionou a Crosslam. Trabalhar com uma plataforma conectada baseada em nuvem como o Trimble Connect tem sido um fator crítico para habilitar os resultados da Crosslam.

“Estou positivamente surpreso com os benefícios excelentes que encontramos, não só financeiramente, mas também do ponto de vista da sustentabilidade, já que o modelos digitais possibilitam que a Crosslam trabalhe com pouquíssimo papel.”
-José Alberto

Gabriela Lotufo destaca que adotar tecnologia é uma questão de mudar mentalidades. Com frequência, é necessário sair da abordagem convencional para oferecer a melhor experiência ao cliente. A Trimble apresentou as ferramentas que a Crosslam precisava para consolidar com sucesso o processo DFMA - algo que outros softwares e plataformas não permitiram no passado.

imagem mostrando estudo logístico para uma casa de madeira no Brasil feito com SketchUp

Estudo logístico para uma edificação em madeira projetada com o SketchUp 

O digital vem primeiro

O SketchUp se tornou uma ferramenta fundamental na adoção do DFMA, facilitando um processo quase sem papel. A Crosslam recebe projetos em diversos formatos de arquivo (DWG, RVT, PDF, SKP, etc.) e de vários arquitetos, muitos dos quais não têm o mesmo conhecimento avançado em madeira e produtos de madeira engenheirada. Com frequência, os projetos recebidos precisam de edições para tornar a fabricação possível. A equipe da Crosslam traz então os modelos para o SketchUp, realiza estudos de otimização, coordena quaisquer adaptações necessárias e gera um orçamento para o projeto.

imagem mostrando a montagem de uma casa CLT em São Paulo e o modelo SketchUp utilizado para projeto e fabricação.
imagem mostrando a montagem de uma casa CLT em São Paulo e o modelo SketchUp utilizado para projeto e fabricação.

Montagem de uma residência em CLT em São Paulo e modelo SketchUp utilizado na fabricação. Arraste para o lado para ver mais imagens.

Após a aprovação do cliente, o projeto passa para a equipe de engenharia para cálculos estruturais. Novas edições com base nestes cálculos são feitas no SketchUp e a documentação de produção é enviada para a fábrica. A Crosslam frequentemente usa informações diretamente do SketchUp para automatizar máquinas CNC e, em seguida, levam as peças fabricadas para montagem no campo. O processo - do design à estimativa à fabricação à montagem - é fundamentado no SketchUp. A facilidade para treinar a equipe e compartilhar conhecimento na plataforma foi um fator decisivo para permitir à Crosslam  escalar todo o processo para crescer e evoluir a companhia.

imagem mostrando casa CLT em São Paulo — projeto concluído, montagem e modelo SketchUp — mostrando a variedade de formas que podem ser incorporadas usando CLT
imagem mostrando casa CLT em São Paulo — projeto concluído, montagem e modelo SketchUp — mostrando a variedade de formas que podem ser incorporadas usando CLT
imagem mostrando casa CLT em São Paulo — projeto concluído, montagem e modelo SketchUp — mostrando a variedade de formas que podem ser incorporadas usando CLT

Residência em CLT em São Paulo - modelo SketchUp, montagem e projeto construído - destacando a variedade de formatos que podem ser projetados utilizando o CLT.  Arraste para o lado para ver mais imagens.

Comunicação e credibilidade 

Na indústria da construção e madeira, a reputação é decisiva. Com a competência em projetos e comunicação efetiva da equipe da Crosslam, eles começaram a captar novos clientes. Sua credibilidade comprovada faz uma grande diferença na monetização de projetos. A Crosslam causa uma ótima primeira impressão, e os clientes entendem imediatamente o processo comprovado da empresa.

Dominar o poder dos dados ajudou a Crosslam a desenvolver um processo robusto de DFMA, mas conseguir comunicar e apresentar suas ideias de projeto foram fatores essenciais para o sucesso da empresa. Para isso, a equipe de vendas também usa o SketchUp como uma ferramenta de trabalho: eles apresentam propostas e geram imagens realistas do projeto rapidamente, permitindo às partes interessadas visualizar e compreender a proposta com clareza. Esse processo tem auxiliado a Crosslam a conquistar novos trabalhos e clientes.

imagem mostrando o Trimble Connect e como ele melhora a coordenação e ajuda a evitar possíveis problemas no campo.

A integração precisa do projeto SketchUp com a fabricação e montagem é possível com as soluções Trimble.  

Entregar a quantidade adequada de informações, dentro do prazo e para múltiplas partes interessadas pode ser um desafio, especialmente quando ajustes são necessários para a montagem das peças CLT no local. Com o uso do Trimble Connect, a Crosslam se tornou um importante agente na coordenação BIM dos projetos. Ao gerar relatórios de conflito, atribuir tarefas e facilitar a comunicação entre a fábrica e o canteiro de obras, eles conseguem garantir precisão na construção e evitar problemas de interferência ainda em estágios iniciais, antes de chegar à obra.

imagem mostrando As soluções da Trimble permitem a integração precisa de projeto, fabricação e montagem
imagem mostrando As soluções da Trimble permitem a integração precisa de projeto, fabricação e montagem

As soluções Trimble facilitam a integração precisa entre o projeto, a fabricação e a montagem. Arraste para o lado para ver mais imagens.

Alberto destaca que a experiência do cliente é o que determina, em última instância, o sucesso de um projeto e de uma empresa. Com o SketchUp, a Crosslam cria uma experiência positiva por meio do uso de tecnologia colaborativa. Ele diz ainda que investir no desenvolvimento profissional é fundamental para qualquer negócio que queira se manter competitivo. Em suas palavras, "bons profissionais geram bons projetos, e bons projetos trazem boas experiências".

“Mostramos aos clientes que bons projetos fazem toda a diferença. Bons projetos oferecem valor e qualidade aos clientes.”
-José Alberto

imagem mostrando construção enxuta alimentada pelo processo DFMA da Crosslam

Construção Lean impulsionada pelo processo DFMA da Crosslam.

Uma visão sustentável

A Crosslam é especializada em comunicar ideias de forma clara. A geração, o consumo e extração de informações habilitam o processo DFMA e abrem as portas da empresa para o BIM. Digitallizar o processo de modelagem, fabricação e montagem possibilita a construção sem papel. Com resultados positivos e visão de um futuro sustentável, a Crosslam nasceu no Brasil e agora fabrica e monta para o mundo.


Experimente o SketchUp em seu próximo projeto, seja ele do tamanho que for, com um teste gratuito de 30 dias. Combine o Trimble Connect, incluído nos planos de assinatura SketchUp, para detravar novos níveis de eficiência e colaboração. 

Quer ler mais sobre a Crosslam e acompanhar onde seu foco em inovação os levará? Siga-os no LinkedIn ou visite o website da Crosslam
 

About the Author

Architect, backpacker, researcher, and professional sports watcher, Tiago has a deep interest in evolving the client experience with technology and sharing their journeys. In his free time, he is studying, planning new trips around the world, and surrounded by family and friends.

Profile Photo of Tiago Ricotta