Skip to main content

Aprimorando fluxos de construção conectada com tecnologias Trimble

Quando você ama o que faz - e tem a tecnologia certa para fazê-lo - os dias de trabalho fluem facilmente. Fredrik Bergström, CEO da FMT AB, se identifica com isso. A busca por melhorias nos fluxos de trabalho de sua pequena empresa de construção, através de experimentação com diversas tecnologias, é seu trabalho e paixão. Hoje ele utiliza exclusivamente softwares Trimble, o que traz à FMT AB uma eficiência aproximadamente 30% maior que a de seus grandes competidores do setor da construção na região.

Conversamos com Fredrik Bergström para descobrir os desafios que ele enfrenta e como os supera com soluções inovadoras.

Qual é sua chave para o sucesso?

A FMT AB produz trabalhos de alta qualidade, respondendo com agilidade a mudanças de escopo e direção. Nosso sucesso se articula utilizando tecnologias que conversam com outras tecnologias - e aqui entram os softwares Trimble. Meus times levam os dados obtidos por equipamentos de levantamento para o software Trimble Business Center (TBC) e confiam em produtos como o Trimble RealWorks (para trabalhar com nuvens de pontos obtidas em escaneamentos a laser) e o SketchUp.

Uma parte essencial do nosso fluxo de trabalho é o SketchUp Studio, que inclui o Scan Essentials para importar nuvens de pontos para o SketchUp. Utilizamos o SketchUp Studio para levar o mundo real ao digital, então trabalhamos no modelo 3D a partir da nuvem de pontos, realizamos iterações, e o trazemos de volta ao mundo real, através de imagens renderizadas e arquivos para equipamentos como o Trimble SiteVision.

Nuvem de pontos obtida através de escaneamento utilizando produtos Trimble.

Modelo no SketchUp criado a partir da nuvem de pontos.

Essa interoperabilidade não somente beneficia nossa relação com clientes, mas também constrói nossos relacionamentos dentro da indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção). Arquitetos gostam de trabalhar conosco porque sabem que enviamos arquivos precisos que são compatíveis com o software utilizado por eles, facilitando seus processos. Devido a essas relações cultivadas, nossos arquitetos parceiros recomendam a FMT AB para novos clientes e nos incluem em projetos que eles têm em andamento.

Geralmente, qual é seu fluxo de trabalho?

A FMT AB é time Trimble! Tipicamente, iniciamos os projetos enviando um drone para coletar dados. Utilizamos o Trimble Business Center (TBC) e o Trimble RealWorks para importar os dados de drone, trabalhamos com a nuvem de pontos e, então, após algumas modificações, a transferimos para o SketchUp com o Scan Essentials.


Todos os softwares Trimble são compatíveis: você pode transferir informação de um programa para o outro sem perder tempo - para nós, principalmente o TBC, RealWorks e SketchUp. 

Podemos rapidamente dar forma a superfícies e estruturas entre os diferentes softwares, direcionamos a configuração do canteiro de obras a partir dos modelos 3D, compatibilizamos e coordenamos projetos de múltiplas fontes dentro do Trimble Connect - tudo isso com um fluxo otimizado de verificação e controle de qualidade. Esse fluxo de trabalho beneficia o processo de construção por completo, fazendo com que as equipes do canteiro - da escavação à concretagem, e todas as demais - trabalhem mais rápido.  

Utilizando o Trimble Earthworks para escavar o canteiro da obra.

Quais são as maiores dores que a empresa enfrenta hoje?

Aqui, a mão de obra é cara. Busco planejar e executar todos os detalhes possíveis em 3D antes de começar o trabalho em campo.

Reduzir o tempo em campo é essencial nos estágios iniciais do projeto, também. A região onde trabalhamos tem muita chuva. Costumava acontecer da equipe ficar parada, todos juntos em pé no canteiro de obras cheio de lama, sob a chuva intensa, tentando se comunicar uns com os outros. Com tecnologias como o SiteVision, reduzimos significativamente o trabalho inicial no campo, trazendo a equipe para o escritório antes. Essa flexibilidade permite aos times uma colaboração na hora certa, no lugar certo, com as pessoas certas. 

Meu trabalho é descobrir e implementar tecnologias para diminuir custos gerais da construção, como os custos com mão de obra e custos devido a problemas que geralmente aparecem em estágios avançados da obra no campo. Faço com que a FMT AB se mantenha entregando trabalho eficiente e de alta qualidade.

O que será indispensável no futuro da indústria da Construção?

A tecnologia sempre foi importante, mas a pandemia global fez com que ela se tornasse primordial. As reuniões do time passaram a ser online. Precisamos garantir que tenhamos uma nuvem de pontos precisa para analisarmos durante essas reuniões, navegando e obtendo informações rapidamente. Softwares como o SketchUp que são fáceis de usar são cruciais nesse mundo cada vez mais virtual. 

Continuamos investindo e fazendo da tecnologia uma prioridade porque estamos comprometidos em continuar competitivos nesse mercado em constante mudança. 

Sobre a FMT AB

A FMT AB tem um total de 20 pessoas. Apesar de sermos considerados uma empresa de construção de pequeno porte, nossa clientela e tipos de projetos variam. Com frequência realizamos projetos para pessoas que querem construir sua casa dos sonhos e, ao mesmo tempo, também trabalhamos em grandes projetos. Existe um famoso canal em um rio do país que foi escavado há cerca de 150 anos e, recentemente, passou por uma reforma significativa. A FMT AB trabalhou no design e nas visualizações do modelo 3D de todo o projeto. Fomos a empresa de escolha do cliente, em meio à competidores de grande porte, pois eles sabiam que podemos entregar os resultados esperados.